• Mining Lab

    Challenge

     

    Inscrições abertas!

O programa Mining Lab Challenge foi criado com o intuito de apoiar iniciativas de empreendedores que desejam desenvolver projetos de inovação tecnológica para a indústria da mineração e metalurgia

Nesta edição, o programa busca por soluções para 8 desafios presentes nas categorias: produtividade e segurança, utilizando o zinco e descarbonização transformacional. 

O Mining Lab Challenge é equity free, ou seja, investimento da Nexa sem contrapartida societária e tem como princípio o venture client. 

Ficou interessado?

Inscreva-se

Desafios

Conheça aqui os 8 desafios desta chamada! Basta clicar em cada um deles para abrir mais detalhes sobre nossos desafios e o que estamos buscamos como solução.

Eliminação de inscrustações

Tema: Produtividade e Segurança

Descrição: o processo de obtenção de minério concentrado, bem como a produção dos metais nas refinarias usa água. Esta água de processo está saturada com a presença de sais que precipitam em diversos pontos causando o enrijecimento de superfícies e redução de vazão em tubulações. Isto causa a redução da vida útil de peças, paradas para manutenção e é um gargalo para a produção. Neste desafio buscamos tecnologias que reduzam significativamente ou eliminem as consequências negativas do aparecimento destes depósitos.

Transmissão de dados subsolo-superfície

TEMA: PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA

Descrição: As nossas operações de lavra subterrânea estão se tornando cada vez mais digitalizadas e com isso há a necessidade da transmissão de informação do subsolo para a superfície. A limitação de largura de banda e custo impedem a utilização de diversas soluções já estabelecidas que poderiam aumentar a eficiência na alocação de recursos e sua produtividade. Neste desafio buscamos alternativas transformacionais que reduzam a necessidade de comunicação com a superfície ou que aumentem a transmissão de dados do subsolo de baixo custo. Redes tradicionais (como Wi-Fi, LTE Privado, 5G, entre outras) já constam do portfólio Nexa e serão desconsideradas como soluções.

Sistemas de aviso em Zonas de Autossalvamento no Peru

TEMA: PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA

Descrição: as Zonas de Autossalvamento são regiões que são afetadas em casos de acidentes com depósitos onde, uma vez alertadas, as pessoas que nelas se encontram devem providenciar a sua ida para uma zona segura por conta própria. Em nossas unidades no Peru, sistemas sonoros como sirenes não são ideais como forma de avisos, pois já são usados para avisar sobre terremotos. Neste desafio buscamos são tecnologias que permitam comunicar de forma eficiente e segura sobre a evacuação em massa.

Aumentando a utilização e disponibilidade física da nossa frota de equipamentos móveis

TEMA: PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA

Descrição: a sincronia entre equipamento e pessoas é o que faz com que a lavra ocorra. Contudo, equipamentos precisam ser abastecidos e receber manutenção, pessoas precisam ser treinadas e equipadas e ambos precisam se encontrar no lugar e na hora certa para que a rocha possa ser movimentada e o metal possa chegar a todos nós. Quando isso não ocorre, horas de trabalho são perdidas, a meta de produção não é alcançada e os custos aumentam. Neste desafio buscamos soluções que possam aumentar a disponibilidade de equipamentos, garantir que operadores estejam capacitados, que coordenem todo este sistema de forma dinâmica. As soluções deverão ser de simples implantação e ter necessidades mínimas de infraestrutura.

Monitoramento de atividades e mapeamento de desvios de comportamento

TEMA: PRODUTIVIDADE E SEGURANÇA

Descrição: Na Nexa existem diversas atividades que acontecem de acordo com procedimentos operacionais obrigatórios que devem ser seguidos e respeitados por todos. Visando o cumprimento desses procedimentos e, consequentemente, a segurança em nossas unidades, buscamos tecnologias que sejam capazes de monitorar atividades e mapear desvios de comportamentos, gerando indicadores que auxiliarão em planos de ação e conscientização dos trabalhadores.

Inovações em redução e controle de corrosão em estruturas

TEMA: UTILIZANDO O ZINCO

Descrição: O ambiente de smelters é corrosivo e isto promove a degradação das estruturas metálicas mesmo quando se usam as proteções específicas. A corrosão é dispersa e difícil de prever, o que pode gerar perigos no ambiente de trabalho além de manutenções corretivas que reduzem a produção. Buscamos tecnologias que sejam capazes de conservar essas estruturas, oferecer proteção prolongada e retardar o processo corrosivo. Também esperamos soluções que permitam conhecer e acompanhar a evolução da corrosão de forma que se possa diagnosticar e priorizar ações.

Economia circular do lixo eletrônico

TEMA: UTILIZANDO O ZINCO

Descrição: recursos minerais como entendemos já estão se tornando cada vez mais difíceis de serem operados, seja por estarem mais profundos, terem teores mais baixos ou por não terem logísticas favoráveis. A solução de longo prazo já está conosco. Tudo aquilo que foi lavrado ainda está entre nós. Os teores de metais de interesse em eletroeletrônicos são maiores do que muitos depósitos naturais. Com isso, as novas minas são os materiais que já não têm mais uso e precisam encontrar o seu caminho de volta para a sociedade. Em uma nova visão para a lavra e refino,  buscamos tecnologias que separem, processem e viabilizem estes novos recursos. São preferidos novos processos que sejam integráveis com os processos produtivos que a Nexa opera. 

Descarbonização transformacional da mineração e metalurgia

TEMA: DESCARBONIZAÇÃO TRANSFORMACIONAL

Descrição: a exploração e o refino dos nossos metais consomem muita energia. Seja movimentando veículos ou aquecendo caldeiras essa energia que gera movimento e temperatura emite gases de efeito estufa. Além disto, existem processos produtivos que se valem de reações químicas que também contribuem para a geração destes gases. Queremos ir muito além da eletrificação da nossa frota ou do uso de biomassa. Neste desafio buscamos soluções sistêmicas e de alto impacto para reduzir ou eliminar as emissões ou para que estas emissões possam ser completamente compensadas.

...
...
...

Cronograma

Todas as etapas do programa acontecerão de forma online e as comunicações realizadas via e-mail cadastrado no momento da inscrição

Inscrições

(05/07 - 05/08)

  1. Avaliação 1

    (09/08 - 19/08)

    Equipe Nexa avaliará as inscrições recebidas e definirá quais seguirão para a etapa seguinte


  2. Bootcamp Online

    (06/09 - 11/09)

    Esta fase tem como objetivo o alinhamento dos projetos e refinamento da solução proposta


  3. Avaliação 2

    (13/09 - 21/09)

    Equipe Nexa avaliará todas os documentos entregues e definirá quais seguirão para a etapa seguinte


  4. Imersão Online

    (04/10 - 20/10)

    Ocorrerá o alinhamento final dos projetos junto aos gestores técnicos e mentores da Nexa para formatação da proposta de valor de cada projeto


  5. Demoday

    (21/10)

    Evento no qual as proponentes se apresentarão frente a uma banca de executivos Nexa para avaliação e seleção final


  6. Formalização

    (a partir de 28/10)

    Serão realizadas reuniões de alinhamento entre a Nexa e os proponentes a fim de identificar e elaborar o contrato mais adequado para ambas as partes


Kick off das POCs

(a partir de jan/22)

Benefícios

Conheça as vantagens em participar do Mining Lab Challenge

Investimento no desenvolvimento das soluções dos projetos e provas de conceito

Realização de testes em ambiente fabril com suporte técnico Nexa

Contato com profissionais reconhecidos mundialmente no setor de mineração e metalurgia e no ecossistema de inovação

Fazer parte do grupo de fornecedores da Nexa e, potencialmente, de outras empresas que pertençam ao grupo Votorantim

Regulamento

Entenda todos os detalhes no Regulamento do Mining Lab Challenge 2021

  • Regulamento

    Documento oficial da chamada Mining Lab Challenge 2021.

    Download

Depoimentos

  • "Se inscrevam rápido porque o programa vale muito a pena. A ZEG é uma prova viva que o Programa Mining Lab funciona. Sem a Nexa e sem o Mining Lab a ZEG não estaria onde está hoje."

    Gabriel Hamuche - Co-Founder da Zeg Environmental
  • "A participação e a seleção no Mining Lab foram essenciais como forma de aprendizado, validação e credibilidade junto ao mercado corporativo. A Nexa provou saber como se faz inovação aberta: com troca de informações, acesso a oportunidades, profissionais e recursos para colocar em prática os projetos construídos de forma realmente colaborativa."

    Sérgio Finger - CEO da Trashin
  • "Uma grande parte da experiência foi poder fazer perguntas e pedir ajuda. A Nexa tem sido um ótimo recurso principalmente porque eles estão abertos a responder perguntas e estão abertos a trabalhar conosco para chegarmos numa solução, ao contrário de apenas pensar que temos a solução o tempo todo."

    Matthew Gubasta - Co-Founder da RockMass Technologies
  • "Minha experiência com o programa Mining Lab Challenge foi muito gratificante. Tivemos a oportunidade de trabalhar em conjunto com a equipe da Nexa para trazermos ideias e soluções que nem sempre estão dentro do escopo convencional da indústria."

    Luis Magalhaes - Business Owner na O2eco Tecnologia Ambiental

Últimas edições

FAQ

O Mining Lab Challenge é o programa da inovação aberta da Nexa Resources que tem como objetivo buscar soluções inovadoras para as demandas em seus processos de mineração e metalurgia nas operações no Brasil e no Peru. 

Não. Serão considerados apenas projetos que possuam ao menos um processo ou produto definido para ser testado em no máximo 12 (doze) meses. A ideia é escalar o modelo de negócios para o mercado em curto prazo, portanto, somente serão aceitos apenas projetos que já estejam em fase avançada. 

O prazo para a conclusão da etapa de testes e validação dos projetos é de 12 (doze) meses após a seleção e o contrato assinado. 

Você pode incluir a sua solução a qualquer momento no Mining Lab Channel, disponível na nossa plataforma de inscrição. 

Parceiros

Inscreva-se