• Mining Lab

    Challenge

    Conheça o programa!

 

 

 

 

O programa Mining Lab Challenge foi criado com o intuito de apoiar iniciativas de empreendedores que desejam desenvolver projetos de inovação tecnológica para a indústria da mineração e metalurgia.

Através do programa Mining Lab Challenge buscamos por soluções provenientes do ecossistema global de inovação para desafios ligados à temas estratégicos e que possuam médio nível de maturidade ou a capacidade de serem testadas e customizadas para as necessidades da Nexa.

Por isso, esse é um programa de longo prazo com desafios ligados ao core business da Nexa, em que iniciativas do mundo inteiro são identificadas e conectadas para testarem suas soluções de forma conjunta com os nossos técnicos.

Desde sua criação, em 2016, obtivemos mais de 1100 soluções inovadoras inscritas nas 8 edições do programa. 

Agora, em sua 9ª edição, buscamos soluções inovadoras para 5 desafios englobados em grandes 3 temáticas: Descarbonização, Economia Circular e Produtividade & Segurança. 

Saiba mais detalhes sobre a chamada atual e inscreva sua solução!

Inscreva-se

Desafios Mining Lab Challenge 2024

Conheça aqui os cinco desafios da chamada atual do programa. Para mais informação sobre cada um deles, basta clicar no nome do desafio que as informações serão atualizadas.

Um dos grandes contribuintes para as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) na mineração é o diesel fóssil utilizado nas frotas automotivas. Buscamos soluções economicamente viáveis e que promovam uma melhor eficiência energética deste combustível reduzindo emissões de GEE. As soluções devem se aplicar a:

- Caminhões de transporte minério que operam em superfície e em minas subterrâneas;

- Carregadeiras de até 18 t de capacidade de carga; 

As soluções devem possibilitar uma melhora na performance destes veículos, motores ou reduzir o consumo de diesel, sem comprometer suas garantias ou promover modificações que comprometam a operação e/ou causem o aumento de paradas e/ou intervalos de manutenção. Além disso, deve ser levado em conta para as soluções focadas em veículos de mineração subterrânea o ambiente industrial específico com presença de umidade, vibração, poeira e com  limitações de transmissão de dados. Com isso é esperado uma redução no consumo específico de diesel dos veículos e consequente redução de emissões de GEE. 

Não buscamos soluções que gerem riscos de contaminação de componentes internos associados à combustão; soluções que sobrecarregam ou aumentem a perda de carga nos filtros de óleo Diesel; Soluções com ganhos marginais de economia de combustíveis; Softwares para gerenciamento de frotas, de IA que demandem comunicação em tempo real ou atualizações constantes e softwares de gestão de manutenção.

Ícone descarbonização

Um dos grandes contribuintes para as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) na mineração é o diesel. Buscamos tecnologias transformacionais, economicamente viáveis (ou com perspectivas no médio prazo), e que permitam a substituição parcial ou total de diesel por combustíveis biogênicos sem modificações complexas para seu uso. 

As soluções propostas devem manter ou possibilitar uma melhora na performance de veículos, e em caso de substituição parcial, ser miscíveis com o diesel fóssil ou não promover modificações complexas nos veículos. Além disso, não devem comprometer a operabilidade dos veículos e/ou aumento de paradas e/ou intervalos de manutenção. Deve ser levado em conta para as soluções focadas em veículos de mineração subterrânea o ambiente industrial específico, com presença de umidade, vibração, poeira e com limitações de transmissão de dados. Ademais, devem ser observadas as legislações existentes para testes com novos combustíveis e requerimentos necessários para uso de combustíveis em minerações subterrâneas. 

Com isso, os indicadores de avaliação são o consumo específico de combustível e redução de emissões de GEE. Para soluções que envolvam combustíveis líquidos, os indicadores de qualidade devem ser similares ao diesel fóssil. Não buscamos soluções que gerem riscos de contaminação de componentes internos associados à combustão; soluções que sobrecarregam ou aumentam a perda de carga nos filtros de óleo diesel.

ícone descarbonização

Em nossas unidades de mineração, o minério é transformado em concentrados de zinco, cobre e chumbo. Para obter o concentrado, é necessário processar o ROM (run of mine), que é o minério antes do beneficiamento, por várias etapas, incluindo a cominuição das partículas, concentração e, por fim, espessamento e filtração. 

Durante esses processos, é essencial o uso de água, que, posteriormente, deve ser tratada. No entanto, devido às características do material beneficiado, de origem de depósitos de sulfetos maciços vulcânicos, com recorrência de carbonatos e quartzo, enfrentamos dificuldades em reutilizar o efluente gerado. 

O efluente gerado contém diversos metais em solução que devem ser reduzidos antes da disposição. Nesse desafio, buscamos por soluções que tratem o efluente de forma a promover a recirculação da água, reduzindo a captação, e mantendo os parâmetros estabelecidos pelas normas. (referência norma: Resolução CONAMA n° 357/2005)

ícone economia circular

Na Nexa, estamos comprometidos com a segurança em nossas operações e, para isso, buscamos constantemente formas mais eficientes para realizar o acompanhamento e monitoramento das condições de todos os nossos processos industriais. 

Atualmente possuímos um sistema de controle de acesso por nível de mina através da rede leaky feader, onde transmitimos 120 kbps em um canal de 20 kHz. 

Buscamos soluções que possam utilizar essa infraestrutura de transmissão de dados. A largura de banda é limitada e as aplicação de comunicação deverão levar esta restrição em conta. Queremos agregar valor e criar outras oportunidades, como por exemplo: monitoramento de parâmetros de geotecnia, qualidade do ar (em todos seus parâmetros), temperatura, ruídos etc. 

A solução deve gerar impacto em segurança e/ou produtividade (ex: otimizar a execução de ações preventivas, revisão nos sistemas de ventilação, planejamento de lavra, alocação de equipes etc.). Se o parâmetro medido for normatizado, a solução deverá, ao menos, atender aos critérios da norma com potencial para ser aceita em eventual fiscalização.

ícone produtividade e segurança

A estabilidade geomecânica na mineração subterrânea é fundamental para garantir a segurança e a continuidade das operações. Esta estabilidade é garantida com medições de sismos, posição de fraturas, qualidade e resistência da rocha, tensões no maciço rochoso entre outros parâmetros. As medições são feitas de forma recorrente e têm oportunidades de melhoria tanto na precisão quanto na granularidade dos dados. 

O desafio consiste, portanto, em capturar informações geomecânicas e garantir a disponibilidade e a acessibilidade dessas informações para a tomada de decisões. Devido ao difícil o acesso e a conectividade limitada, são desejadas soluções que sejam portáteis, disseminadas, de processamento rápido e local, ergonômicas, contínuas, de baixo custo e confiáveis. 

O objetivo do projeto é permitir a previsão de incidentes potenciais, diminuir a ocorrência de eventos imprevistos aumentando a eficiência das nossas operações.

ícone produtividade e segurança
...
...
...

Etapas do Programa

Todas as etapas do programa acontecerão de forma online e as comunicações realizadas via e-mail cadastrado no momento da inscrição.

Inscrições

03/06 - 01/07

  1. Avaliação 1

    09/07 - 17/07

    Equipe Nexa avaliará as inscrições recebidas e definirá quais seguirão para a etapa seguinte


  2. Bootcamp

    07/08 - 15/08

    Esta fase tem como objetivo o alinhamento dos projetos e refinamento da solução proposta


  3. Avaliação 2

    20/08 - 27/08

    Equipe Nexa avaliará todas os documentos entregues e definirá quais seguirão para a etapa seguinte


  4. Imersão

    04/09 - 26/09

    Ocorrerá o alinhamento final dos projetos junto aos gestores técnicos e mentores da Nexa para formatação da proposta de valor de cada projeto


  5. Avaliação 3

    30/09 - 02/10

    Equipe Nexa avaliará todas as propostas de valor construídas e definirá quais seguirão para a etapa seguinte


  6. Demoday

    09/10 - 18/10

    Evento no qual as proponentes se apresentarão frente a uma banca de executivos Nexa para avaliação e seleção final


Kick off das POCs

a partir de 2025

Benefícios

Foto: Mão com luva segurando minério

Conheça as vantagens em participar do Mining Lab Challenge

Investimento no desenvolvimento dos projetos das soluções propostas por meio de provas de conceito

Realização de testes em ambiente fabril com suporte técnico Nexa

Promoção de parcerias de co-desenvolvimento de novas tecnologias/soluções junto à Nexa

Oportunidade de fazer parte do grupo de fornecedores da Nexa e, potencialmente, de outras empresas do Grupo Votorantim

Documentos

Nessa seção você encontrará os documentos oficiais do Mining Lab Challenge

  • Challenge 2024

    Acesse aqui o regulamento do programa

    Download

FAQ

O Mining Lab Challenge é o programa da inovação aberta da Nexa Resources que tem como objetivo buscar soluções inovadoras para as demandas em seus processos de mineração e metalurgia nas operações no Brasil e no Peru. 

Não. Serão considerados apenas projetos que possuam ao menos um processo ou produto definido para ser testado em no máximo 12 (doze) meses. A ideia é escalar o modelo de negócios para o mercado em curto prazo, portanto, somente serão aceitos apenas projetos que já estejam em fase avançada. 

O prazo para a conclusão da etapa de testes e validação dos projetos é de 12 (doze) meses após a seleção e o contrato assinado. 

Você pode incluir a sua solução a qualquer momento no Mining Lab Channel. Saiba mais em: https://www.mininglab.com.br/channel/

Empresas devidamente constituídas e registradas perante os órgãos competentes e regulares de acordo com a lei e com os atos constitutivos de seus países de origem que tenham uma proposta de solução aderente a um dos desafios.

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]

Parceiros

Inscreva-se